1. Faça um pequeno ritual, para iniciar a reunião da sua família. As crianças adoram!
2. Apreciação. Chegou a hora de evidenciar pontos positivos ou agradecimentos dos membros da família. Todos devem falar. Ex: “Eu sou grata hoje, porque a Julia(minha filha) me ajudou a arrumar a mesa do jantar.”
3. Vamos relembrar? Como foi a semana? O que deu certo, o que deu errado?
4. Resolvendo problemas. Chegou a hora de resolver problemas em conjunto. Neste momento também pode haver a distribuição das atividades da semana. Ex: “Esta semana o papai ficará responsável por lavar a louça do jantar, quem pode secar?”
5. Planejamento da semana. Aqui vocês irão organizar por exemplo o cardápio da semana. Tem algum evento? Esta é a hora de explicar como será. O que podemos fazer para esse evento ser um sucesso? Vamos jantar fora? Como as crianças devem se comportar? Lembre-se de perguntar e não simplesmente impor. “O que precisamos fazer quando estamos em um restaurante?/ O que vocês podem levar para o restaurante para de distrair?”
6. Atividade divertida! Toda reunião de família deve se encerrar com um jogo, um filme em família ou um belo jantar.
?Atenção:
– A reunião de família deve ser semanal, em um dia e horário fixo.
– É recomendada para crianças a partir de 4 anos.
– Os problemas que forem surgindo durante a semana deverão ser anotados.anotadas. Um bom lugar para colocar a “pauta da reunião” é na porta da geladeira.
– Nunca se esqueça de fazer os agradecimentos e reconhecimentos.
– Durante a reunião use o “bastão da fala” – Só pode falar quem estiver com o objeto.
– As sugestões de resolução de problemas servem para todos. As crianças podem e devem sugerir tópicos para resolução de problemas. Lembrem-se: Respeito mútuo.